Por que coçamos?

terça-feira, agosto 30, 2016

Não há quem não tenha passado pelo incomodo de sentir uma coceirinha, seja no nariz, na cabeça, ou em qualquer lugar do corpo!
Não é uma postagem pra dizer quais são os fatores que nos levam a ter coceira porque eles são infinitos! Vim hoje esclarecer: Por que assim que o incomodo começa tenho vontade de coçar? E por que quanto mais coço mais tenho vontade de coçar?

Pra começar você precisa saber que nossa pele tem terminações nervosas para responder a estímulos e uma dessas terminações são responsáveis pelos estímulos da dor, mas também pelo da coceira. Porém, a dor e a coceira não podem percorrer ao mesmo tempo o caminho ate o cérebro e a dor tem uma certa preferencia.
“Algumas pesquisas indicam que as vias de dor sempre mandam um impulso ao cérebro, com frequência maior ou menor. Ou seja, é como se sentíssemos dor o tempo todo, mas em graus diferentes. Já as vias de prurido só são acionadas quando sofrem um estímulo direto”
 E por isso a preferencia é dada a dor, o corpo é mais acostumado a esse tipo de estimulo.

Sabendo disso fica fácil desvendar isso, não é mesmo?
Quando se coça provocamos dor em cima da coceira e assim bloqueamos os estímulos da coceira para o cérebro.
“Por motivos que ainda não são conhecidos, o prurido estimula uma região do cérebro relacionada ao prazer. Isso faz com que coçar se torne um tipo de recompensa para o cérebro”
E por que quanto mais se coça, mais se quer coçar?
Ainda a ver com a dor...
Quando provocamos dor no local da coceira e o cérebro recebe essa informação ele trata logo de fazer o seu corpo produzir Serotonina (o hormônio da felicidade) para controlar a sensação, mas essa Serotonina acaba fazendo com que a coceira se intensifique e cada vez mais a vontade de coçar aumenta.
Ou seja: a dor que te ajuda a aliviar a coceira é a mesma dor que a intensifica!

Nota: Prurido é o mesmo que coceira ou comichão.

E ai? Sabiam disso?  Nos conte o que achou da postagem nos comentários! E não se esqueça de curtir a nossa Fanpage!

Mil beijos

1 comentários

  1. Eu li o título e comecei a coçar o pescoço. É sempre assim! ahuahuaha

    :p


    www.carolvayda.com.br

    ResponderExcluir

Popular Posts

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Posts Recentes